As tecnologias de uso de fibra ópticas em projetos de redes estruturadas, proporcionam conectividade IP e convergência de serviços em diversos tipos de ambientes, com alta disponibilidade e tráfego de dados em escalas de Gigabits por segundo, sendo possível a utilização das mais atuais como FTTX, FTTH, FTTA, e Laserway, esta última sem a utilização de switches e roteadores, com a utilização do cabeamento 100% óptico e dispositivos com tecnologia GPON.

cabeamento ÓPTICO

FTTH (Fiber To The Home)

FTTH (Fiber To The Home)

Nas redes 100% fibra óptica FTTH (Fiber To The Home), a rede óptica chega até a casa do usuário, garantindo assim, a largura de banda necessária para a crescente demanda gerada pelo enorme tráfego de dados e vídeos via internet.

A solução Furukawa FTTH é composta, basicamente, por uma caixa de acesso para atendimento de até 16 assinantes, cabo drop para cada ativação individual e conector óptico de montagem em campo para conexão entre as pontas dos cabos. Cada detalhe destes produtos foi projetado de maneira a facilitar o manuseio, aumentar a taxa de ativações de assinantes e garantir a segurança e disponibilidade do serviço prestado.

Além de proporcionar toda a solução descrita acima não apenas por fusão, mas também conectorizada (por si só já representando uma evolução tecnológica), a Furukawa ainda dispõe da solução pré-conectorizada. Esta linha, Slimconnector, proporciona através de produtos preparados de fábrica para conexão, rapidez e segurança ainda maiores na ativação de usuários ao eliminar a necessidade de abertura da caixa de acesso, montagem de conector de campo ou realização de fusão.

FTTA (Fiber-to-the-Apartment)

FTTA (Fiber-to-the-Apartment)

Normalmente, quando falamos sobre FTTx, assumimos que vamos instalar a fibra até uma "casa". Mas, é possível que o usuário final esteja em unidades de múltiplas habitações ou em apartamentos de edifícios, onde os desafios podem ser muito diferentes e exigirem arquiteturas e práticas de instalações distintas. Redes 100% fibra óptica FTTA corresponde aos produtos e infraestruturas adequadas ao atendimento de banda larga óptica para esse tipo de ponto de acesso.

O FTTA possui a mesma infraestrutura de rede do FTTH até a Terminação, onde há a diferenciação do tipo de infraestrutura utilizada para a conexão dos usuários finais.

Na Terminação, a solução FTTA (Fiber-to-the-Apartment) é composta basicamente por 3 tipos de caixas de distribuição óptica: na base do edifício, nos andares e dentro dos apartamentos. Cada uma delas possui versões conectorizadas e por fusão. Em geral, para pequenos edifícios, é possível remover as caixas de andares e conectar os apartamentos diretamente a partir da caixa principal na base.

LASERWAY

LASERWAY

A solução Laserway baseia-se na tecnologia GPON que proporciona conectividade IP e convergência de serviços aos diversos ambientes de cabeamento estruturado. Combina uma moderna rede óptica totalmente passiva com equipamentos de alto nível de confiabilidade, priorizando a facilidade de instalação, modularidade e redução de infraestrutura. Para adaptar-se aos mais distintos cenários de redes em novos ambientes e já existentes, a solução pode ser instalada utilizando cabos ópticos pré-conectorizados, o que reduz o tempo despendido com fusões em campo.

Além da conectividade com equipamentos IP, também podem ser ofertados serviços como telefonia analógica e vídeo.

Entre OLT e ONTs está a rede de distribuição óptica chamada de ODN (Optical Distribution Network). Nesta rede estão presentes as fibras ópticas do tipo monomodo e os splitters ópticos, que nada mais são do que divisores de sinais ópticos.